O Caminho do Meio

No sábado passado fui assistir a uma palestra e meditação guiada por Ajahn Dhammiko chamada O Caminho do Meio. O que significa o caminho do meio? Questionei-me e fiz bem em aparecer na palestra, pois sinto que dei mais alguns passos no meu caminho.

O TAO Centro de Yoga está de parabéns pelas suas novas instalações e por nos presentear com eventos bastante interessantes. Não me apetecia muito sair de casa, mas lá decidi sair. Foi uma boa escolha, ouvir este monge budista fez-me relembrar alguns compromissos que queria manter comigo, mas que a preguiça tem-me feito adiar. Ajahn Dhammiko pertence à tradição de Ajahn Chah e vive atualmente no mosteiro Sumedharama, na Ericeira.

Foram umas horas bem passadas. Eu tinha uma ideia pré-concebida acerca dos monges e este mudou essa perspetiva de uma forma muito positiva. Eu achava que os monges eram pessoas muito controladas e iluminadas e que os desafios da vida lhes passariam um pouco ao lado. Ora, estava enganada. Este meu lado mais ingénuo ainda não tinha visto que os monges também são seres humanos que estão nesta vida para aprender e evoluir, tal como todos nós. Simplesmente escolheram aquele caminho para poderem dedicar mais tempo ao seu autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, assim como a outras causas, com certeza.

O que significa então o caminho do meio? Compreendi que o caminho do meio é um caminho que conduz a uma maior consciência, sabedoria e libertação espiritual. É um caminho onde escolho estar comigo, procuro informação e ponho em prática. Mas há dias em que coloco em causa a escolha deste caminho. Há situações complexas, que saem literalmente fora do nosso controle e estar consciente de algumas das minhas facetas traz algum desconforto. Mas estou feliz com as minhas escolhas.

O monge despertou em mim a curiosidade sobre o modo de vida no mosteiro. Fiquei a refletir sobre a ideia de poder visitar o mosteiro e interagir com o dia-a-dia destas pessoas.

Enquanto o ouvia percebi como é importante praticar a meditação e o yoga. O yoga tenho praticado, no entanto, ultimamente, tenho estado muito preguiçosa para o fazer. Compreendi que a meditação propriamente dita nunca consegui fazer, mas estou no caminho para lá chegar. Acreditem que o caminho também é muito importante pois até lá chegar compreendemos outras coisas. Às vezes questiono-me porque fujo daquilo que me faz bem! Persistência, foi uma palavra que trouxe no pensamento. Só com persistência e consciência se chega até onde se pretende.

O monge deu-me outra visão sobre midfulness. Hoje ouvimos muita coisa diferente sobre um mesmo tema. Segundo a tradição budista, este conceito tem a ver com estar em consciência e não apenas ter atenção plena. A atenção é uma ferramenta para estar consciente.  Esta foi uma maneira muito simples de abordar este tema, mas se o quiserem aprofundar podem fazê-lo no site do mosteiro.

Para além de ouvir este ser tão interessante, também encontrei pessoas que já não via há algum tempo e foi bom reencontrá-las. Encontrei a mãe de um rapaz que foi meu aluno há quase uma década e fiz-lhe um agradecimento muito sincero. Ela foi a primeira mãe a alertar-me para as crianças índigo. Ensinou-me a ver para além do que eu via nos meus alunos. Ensinou-me a caminhar noutro sentido.

Vou continuar a caminhar no caminho do meio. Às vezes vou mais pela esquerda outras vezes mais pela direita, mas escolho ir. Quanto mais caminho, mais me encontro. O conhecimento parece mais vasto e sinto-me uma formiguinha num universo gigastesto!

Persistência, foco e consciência.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: