Só quero ser feliz

A felicidade é algo que todos queremos alcançar, no entanto é um conceito bastante subjetivo. Cada um de nós tem a sua perspetiva sobre a felicidade. Aquilo que para uns pode significar ser feliz para outros não significa nada. Quando pintei este quadro não compreendi a verdadeira dimensão desta frase. Aos poucos, quando olho para ele e leio o que escrevi vou definindo o que para mim é a felicidade.

Escrever sobre este tema vem no seguimento de algumas observações que os outros têm feito sobre a minha própria felicidade. Sei que o que os outros consideram que me vai fazer feliz ou não é apenas a opinião deles, mas essas observações que me são feitas tocam-me sempre de alguma forma. Porquê?

Será que sou feliz? O que é para mim ser feliz? Tenho estado a pensar sobre estas questões e a minha Mente ficou inquieta. Aproveito para vos dizer qual é a visão que tenho da Mente. Acho que ela é uma personagem que todos nós temos dentro de nós. A Mente são os pensamentos e nunca se cala. Vive cheia de crenças, assustada e cheia de medos. Então, porque é que esta minha faceta ficou inquieta? A minha Mente tem medo de não estar a fazer as escolhas certas para chegar ao tal conceito de “ser feliz”, pois acha que as observações que os outros me fazem podem estar corretas de alguma forma.

Só posso ser feliz agora! Acho que a felicidade não é um estado que se adquire algures no futuro. Se posso ser feliz é agora. Será que consigo ser feliz agora, com o que tenho e com aquela que sou? O quadro da imagem demorou algum tempo a ser pintado, não porque me fosse difícil de pintar, mas porque nem sempre me inclinava para o fazer. Cheguei a pensar se, de alguma forma, andava a prolongar a escolha de ser feliz! Será que nos achamos merecedores da felicidade? Durante a maior parte dos anos da minha vida nunca tinha dito a mim mesma que queria ser feliz.

Bem, hoje, quando reflito sobre isto considero que para mim ser feliz é viver a vida sem esconder de mim e dos outros o que estou a sentir, principalmente sem esconder de mim. Estar feliz não é estar alegre constantemente, é viver de bem com as escolhas que eu faço, é ter coragem para admitir que algo me perturba, que algo ainda me incomoda ou que eu ainda faço certas escolhas que não gosto muito. A felicidade vem de dentro.

Ser feliz é ter a liberdade de me emocionar em qualquer momento da minha vida. É irritar-me e ser capaz de me irritar; é ter um carro novo e ficar feliz com isso; é sentir-me frustrada com a opinião dos outros e permitir-me sentir essa frustração; é ter a liberdade de assumir o que sinto.

Não posso ter tudo o que quero, mas posso ter aquilo que me faz feliz, que é muito melhor. Quando acho que quero uma coisa posso sempre questionar-me se essa coisa me faz feliz e aí consigo escolher o que é melhor para mim.

Ainda estou a descobrir o meu conceito de felicidade. No fundo, eu nem sempre sei o que é melhor para mim, por isso… só quero ser feliz!

Fica só a advertência à minha Mente (e às vossas), “eu só quero ser feliz” dito muitas vezes faz o Ego crescer, logo não te esqueças da humildade, que é uma chave tão grande para tanta coisa.

Vou ler “A arte da felicidade” de Dalai Lama, depois partilharei convosco a minha perspetiva!

2 thoughts on “Só quero ser feliz

Add yours

  1. As you mention happiness it’s a personal subjective thing, we all decide what’s happiness for us, and it can mean different things to different people.
    With that said, and settled happiness, for me doesn’t come from anywhere but from our self, example that same new car can not only be happiness, but distress, if something may happen to it, so your happiness will be dependent on a ‘thing.’
    But realizing that happiness it’s an attitude, and that come from within, in other words you choose to be happy, right here and now regardless of circumstances, then it doesn’t depend on this or that, but become your attitude of choice.
    Then you can practice it at every moment regardless of circumstances, and as Epictetus said: It’s not what happens to you, but how you react to it that matters.. 🙂

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: