Em contagem decrescente para 2018

Faltam 9 dias para terminar 2017, um ano cheio de aventuras, de aprendizagens e de lutas. Enquanto estou em contagem decrescente para 2018 comprometo-me a olhar para cada dia, compreender qual a aprendizagem que fiz e escrever sobre isso. A minha Mente pensa: como é que vou fazer isto, pois será que ainda tenho assim tanto para aprender?! Tenho de certeza, disso não há dúvidas.

Hoje vou escrever sobre a criatividade. Desde que sou pequena que tenho alguns dons para pintar, construir, criar. Normalmente, se me dedicar a alguma coisa ela sai, flui e torna-se real. No entanto, houve uma altura da minha vida que me afastei daquilo que tanto gostava. Deixei de pintar, de desenhar, de tricotar… deixei de criar.

Mesmo a escrita também faz parte dessa criatividade. Na minha adolescência escrevia muitas vezes, principalmente quando as emoções andavam à flor da pele. Era a minha maneira de extravasar, de deitar cá para fora tudo o que me ia na alma. Quer em forma de prosa, quer em forma de poesia, escrevia. Nem sei onde moram essas folhas com tantas emoções à solta.

Quando comecei a trabalhar como professora esta criatividade foi desaparecendo. Desenhava e pintava esporadicamente e quando o fazia era relacionado com o meu trabalho. Já a escrita, essa ficou mesmo para trás. Deixei-me enrolar pelo mundo das regras, dos afazeres, das responsabilidades, dos medos e do stress e a minha parte criativa foi-se evaporando na neblina dos dias atarefados.

Só quando repensei uma série de coisas na minha vida é que trouxe de novo a minha parte criativa à superfície. O mais interessante é que a nível energético o nosso lado criativo e os impulsos emocionais estão relacionados com o aparelho reprodutor. Não é à toa que tenho problemas de saúde no aparelho reprodutor. Por vezes é preciso o mesmo tema vir à conversa várias vezes para eu lhe começar a dar a devida importância.

É muito importante exprimir-me através da minha criatividade. Posso fazê-lo de várias formas, através da escrita, da pintura, do desenho… para que os meus órgãos voltem a ter energia e se regenerem. Mas a criatividade também é expor as minhas ideias com ousadia e atrevimento. Enquanto tiver dificuldade em expressar os meus sentimentos livremente perante os outros, enquanto reprimir as minhas ideias e tiver medo da crítica dos outros, a saúde dos meus ovários será posta em causa.

A irreverência feminina é algo que exige algum esforço porque a sociedade não estava habituada a que as mulheres rompessem algumas barreiras. Nunca fui uma rapariga muito irreverente, mas sempre fui dinâmica, cheia de ideias, com uma mente criativa, mas com alguma dificuldade em colocar as minhas ideias em prática.

De há uns tempos para cá tenho tentado voltar a ser aquela mulher independente, que confia nela própria e que tem coragem de se afirmar. No entanto, é muito fácil a criatividade cair no esquecimento e voltar às rotinas que acho que me protegem.

Escrever as histórias infantis baseadas em muitas das minhas experiências, escrever aqui no blog, pintar, desenhar e criar dão-me um prazer enorme, mas como a criatividade está relacionada com o meu desafio de vida, inconscientemente, fujo de tudo isso muito facilmente. Hoje, uma vez mais, tomei consciência de mais um pouco de mim, das minhas fugas e dos meus desafios.

Tomo coragem para seguir em frente e partilho o que sinto, amanhã será outro dia, com mais 24 horas de aprendizagem. Largo o computador e este texto e vou pintar. Deixo a minha criatividade à solta, faço umas pesquisas e surge a pintura da imagem. O símbolo do Chakra (centro de energia) sacro tem como principais funções a sexualidade, a vitalidade e a criatividade. Estou feliz com o resultado final!

3 thoughts on “Em contagem decrescente para 2018

Add yours

  1. A rotina dos nossos dias, os compromissos, as agendas vão nos levando para longe do nosso “eu”; aquele que brinca, que cria, que faz a vida ser vivida com intensidade; por vezes esquecemos o que somos e agimos para atender as expectativas de outros.
    Parabéns por esse momento de pausa, ao lermos também nos proporciona um novo olhar para nossas atitudes.

    Liked by 2 people

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: