Natal em família

O meu Natal é passado em família, pelo menos com uma parte dela, este ano não foi exceção e mais uma vez confraternizamos todos juntos. É um grupo de pessoas como tantos outros, não há Natal sem umas chatices, um casal que se pega, umas confusões, umas grandes rizadas e também muita brincadeira à mistura. Digamos que é uma família comum!

Durante alguns anos as pequenas brigas entre casais, meus familiares, faziam-me confusão. Hoje sei como é importante existirem estes momentos e como são saudáveis para as suas relações. Cada casal tem o seu funcionamento e o que funciona com uns não tem de funcionar com outros. Mas tenho aprendido a olhar para os casais que me são mais próximos e a respeitar o seu relacionamento.

Todos os anos há aquelas zangas habituais, há aquelas rizadas e aquelas piadas vindas dos mais brincalhões, esta é a minha família e fico feliz por isso, porque é a minha. Este Natal teve outra cor, a Julieta já tem 16 meses e compreende praticamente tudo. Quando existe uma criança pequena em casa a energia é diferente e o Natal ganha mais vida. Para que ela se mantivesse animada a partir de uma certa hora começámos a dar-lhe uma prenda de cada vez, assim ela tinha hipótese de ver a prenda, usufruir dela e só passado algum tempo é que recebia outra.

Ver uma criança desta idade a abrir as prendas é um encanto. As expressões no rosto, a adrenalina e a liberdade de se expressar e de brincar encantou os meus olhos. Foi bom poder deitar no chão, brincar com ela e com as prendas dela também. Os adultos fazem figuras maravilhosas a brincar com as crianças só para que elas se riam e fiquem animadas. É tão bom ser pequeno e ter a liberdade de ser o que quer que seja, sem os olhares reprovadores de uma sociedade cheia de regras e de etiquetas.

As crianças são tão expressivas e aprendem tão rápido que dá vontade de brincar com elas, dançar e soltar a nossa criança interior. Graças à Julieta pude deixar a minha criança interior brincar livremente e rebolar no chão. O sorriso fica agarrado à nossa cara e o bem estar é muito grande. A magia de abrir as prendas e de brincar foi o grande momento da noite.

No Natal há muita troca de mensagens, desejos e aspirações. Num determinado momento da noite sem estar à espera de nada de especial peguei no telemóvel e esbocei um sorriso maravilhoso. Tinha recebido uma mensagem de uma amiga improvável. Jamais pensei que receberia aquela mensagem. O meu coração encheu-se de alegria. É tão bom quando a vida nos surpreende com pequenos abraços cheios de amor. Aqueles que passam por nós deixam laços e levam laços de uma amizade que se construiu de pequenos momentos. Saudades de algumas pessoas e de outros familiares que não estavam presentes.

Termino com alguns versos que escrevi durante este dia enquanto ajudava a preparar a ceia de Natal e usufruía da noite:

Natal é sinónimo de família,

de azáfama na cozinha

e de cheiros gulosos no ar.

Natal é uma oportunidade de estar junto,

de partilhar emoções

e de abraçar quem se ama.

Natal é altura de sentar à mesa,

de não pensar na dieta

e satisfazer todos os caprichos do paladar.

Natal é partilhar prendas,

é receber atenção, dar um pouco mais de si

e ser uma criança livre e solta.

Natal é altura de refletir,

de olharmos uns para os outros

e de aceitar as pequenas bênçãos da vida.

Natal é partilhar o que temos,

é dar a quem não tem

e fazer alguém feliz.

Natal é brincar com os mais pequenos,

ver filmes na televisão

e rebolar no chão

Natal é quando nós quisermos,

são momentos especiais

de prazeres ilimitados.

2 thoughts on “Natal em família

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: