Pedaços da vida

Depois dos dias agitados de Natal, sabe bem voltar a casa. Gosto de estar com os outros e de ter a companhia daqueles de quem gosto, mas também gosto do meu canto, de fazer as minhas coisas e de encarar aquilo que tenho de fazer. O tempo está frio, o vento sopra e assobia às minhas janelas, está mesmo bom para escrever. Faltam 5 dias para o fim do ano, vamos ver o que o dia me trouxe!

Há umas semanas atrás recomecei a escrever as histórias infantis a que me tenho dedicado. A primeira coleção já foi escrita há algum tempo e um dia destes aparece por aí. Já devia ter começado a escrever a segunda coleção em setembro, mas como às vezes fujo dos meus desafios, fui adiando. Como escrevo sobre as minhas aprendizagens, a minha Mente não quer e empurra com a barriga! Já aprendi que a criatividade não é para estar estagnada, por isso, mãos à obra e nada de preguicite (preguiça muito intensa ou contínua)!!!

A personagem principal das minhas histórias é muito baseada em mim e nas minhas aprendizagens e depois transformo tudo numa história para crianças. Eu tenho a mania de dizer que é para crianças, mas elas também são para adultos! Estão é numa escrita fácil de ler e compreender, mas para quê complicar o que pode ser fácil. Esta segunda coleção fala sobre eu e os outros, nada mais a calhar para o momento.

Por falar em momentos… nada melhor para acabar o dia como pegar no disco externo e vasculhar o que lá anda. Esse não foi o meu objetivo inicial, mas depois a curiosidade foi muita quando vi uma pasta que dizia fotos. Abri e vi anos da minha vida retratados naquelas fotografias que fui guardando ao longo dos anos. Aniversários, casamentos, passagens de ano, férias, passeios, de tudo um pouco. Algumas pastas não me apetecia abrir, só de ler o seu nome. No entanto, achei que precisava encarar aquela que também fui e todas as pessoas que fizeram parte do meu passado.

Fiquei de boca aberta com a quantidade de informações que guardei mais ou menos nos últimos 15 anos. Imensas pastas cheias de documentos dos anos em que estive a trabalhar e outras tantas da minha vida pessoal. Faz-me pensar e analisar como o ser humano é, regra geral guarda tudo como se fosse um hamster para fazer perdurar o passado no tempo.

Está a ser muito importante olhar para todas estas pastas com documentos e fotografias. Elas retratam uma Guida que já não existe e mostram-me como é que eu cheguei até aqui. A vida dá muitas voltas. Há pessoas que revi nas fotos que já não estão entre nós, outras com quem não falo há imenso tempo, outras que fazem parte da minha vida no presente mas estão muito diferentes, crianças que agora estão adolescentes e os meus pais bem mais novos!

Voltar ao passado através das informações do disco externo trouxe emoções e sentimentos do que vivi lá atrás. Chegar ao fim de 2017 está a dar-me a hipótese de passar em revista os últimos anos da minha vida, quem eu fui e quem sou agora. No futuro serei outra pessoa diferente. A impermanência da vida é a coisa mais certa que conheço.

5 thoughts on “Pedaços da vida

Add yours

  1. O começar a escrever meu blog também foi na intenção de escrever para um determinado grupo de pessoas, mas as palavras tomam forma e quando vemos estamos escrevendo para todos a partir do nosso mundo, da nossa visão, das nossas experiências. O objetivo é dialogar com a menina que nasceu nos anos 60 e agora olha para trás para analisar quais realmente foram as mudanças na área de educação, na sala de aula. Os sentimentos que marcaram e que ainda marcam quando entro em uma sala de aula. Parabéns pela sua reflexão, compartilho os sentimentos de rever fotos de quem não está mais comigo, de quem há muito não vejo. Saudades da menina que fui e das pessoas que faziam parte do meu mundo. Muitos passaram e um pouquinho de cada carrego na pessoa que sou hoje.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: