Respeito pelo meu caminho

Depois de largar um emprego onde estive durante uma década ficaram muitas dúvidas, medos e incertezas quanto ao futuro. Tive alguma dificuldade, na altura, em sair do local onde estava a exercer a docência há tanto tempo. Aquela era a minha zona de conforto, apesar de me provocar atrito e me causar transtorno. Felizmente houve uma voz que falou mais alto cá dentro e me disse que ali eu não queria estar mais. Tive coragem para ter respeito por mim.

Sempre gostei de trabalhar com crianças e continua a ser um dos meus grandes objetivos. Gostava do que fazia em sala de aula, apesar disso, aquilo a que eu chamei de zona de conforto e que aparentemente me dava estabilidade, transformou-se numa zona desconfortável. Se durante algum tempo superei certos desconfortos porque gostava do que fazia, chegou a um ponto que era inevitável mudar.

Passei muitas alturas da minha vida onde não me dei valor e acho que foi nessa altura, quando saí, que comecei a perceber o meu valor. Saí porque achei que valia mais do que aquilo que estava ali a passar. Levei o ano letivo inteiro a convencer-me que o caminho certo era sair. Lá pelo meio surgiram muitas dúvidas e coloquei em causa a minha decisão outras tantas vezes. O medo de ficar sem vencimento e de não conseguir exercer a minha profissão estiveram presentes durante a maior parte do tempo.

Finalmente tive coragem para pegar em mim e enfrentar aquilo que tanto temia e vim embora. Muitas coisas tomaram forma depois de sair daquele emprego. A formação que estou a frequentar, Empreendedorismo e Gestão de Projetos, tem-me mostrado muitos caminhos que posso vir a percorrer. Por vezes fico tão presa ao pouco que a minha Mente alcança, que sou extremamente limitadora na escolha das hipóteses que estão à espera que eu decida mudar.

Nesta formação estou a construir um projeto para continuar a trabalhar com crianças, mas de outra forma. Como ainda nada tem de ser posto em prática posso dar asas a um sonho. Há um lado meu que acha complicado pôr tudo em prática e vir a ter sucesso, mas há outro lado sonhador que está a aproveitar este momento para criar uma realidade diferente, colocá-la no papel para que um dia possa dar frutos.

Os formadores têm dado a conhecer vários projetos de pessoas que começaram por sonhar e depois transformaram-se em empresas de sucesso. Sair da tal zona de conforto que parece que nos dá estabilidade é como se nos arrancassem de um sítio onde queremos ficar à força. Então o mais fácil é queixarmo-nos das dificuldades da vida.

Olhando para as experiências de outras pessoas, considero que tenho tido sorte  e sempre que me queixo da minha vida só o devo fazer por 5 minutos no máximo! Mais do que isso já é vitimização. Hoje respeito-me de uma forma como nunca o fiz. Valorizo o meu caminho, as minhas quedas e começo a abraçar com muito carinho aquele que me faz andar aqui, o meu corpo.

As zonas de conforto estão sempre a testar-me e é preciso ter força e energia para viver agora e parar de resistir ao que tem de ser. Eu resisto muitas vezes, ainda não sei como não o fazer. Há alturas que se está tão cansado que se para de resistir e as coisas acontecem, há outros que não. Sou uma cabeça dura de vez em quando e teimosa também! Não fosse eu carneiro de signo!! Nada de desistir se não correr bem à primeira, nada de ter medo de perseguir aquilo em que se acredita.

2 thoughts on “Respeito pelo meu caminho

Add yours

  1. Parabéns por sua atitude, realmente é preciso saber ouvir o que clama nosso “eu”, já tracei vários caminhos e não me arrependo de ter feito isto. Por isso coragem em ouvir seu coração, empenho e dedicação aos seus projetos, persistência sempre. Todo dia é uma oportunidade de fazermos diferente.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: