A verdadeira função do medo

Hoje de manhã enquanto conduzia fez-se luz na minha cabeça e percebi porque é que o medo existe nas nossas vidas. Acredito que a maioria das pessoas não pare para pensar nisto, mas eu paro, quer dizer, a minha imaginação é muito criativa quando estou em movimento, por isso não é bem uma paragem. A verdadeira função do medo é não deixar os seres humanos transformarem a vida numa autêntica selva! O medo serve para ficar alerta em relação ao perigo.

Ontem, enquanto percorria a avenida cheia de pressa, depois de almoço, a minha Mente ocupava os meus pensamentos com questões e dúvidas quanto ao que eu ia fazer em relação a um certo assunto. Ia tão distraída que nem liguei ao limite de velocidade, que era de 50 km/h! Ora quando cheguei à formação uma colega disse qualquer coisa relacionada com um radar na avenida… a minha Mente entrou em pânico e percebeu que passou por lá bastante distraída.

O medo de apanhar uma multa de excesso de velocidade fez-me abrandar nas próximas vezes que lá passei e fiz o trajeto com mais consciência. Percebi como o medo é uma emoção muito importante nas nossas vidas. Se os seres humanos não tivessem medo de certas coisas a vida transformava-se numa autêntica selva. O que nos faz cumprir determinadas regras impostas pela sociedade é o medo.

Talvez a vida não fosse uma selva como eu escrevi se cultivássemos sentimentos como a humildade, o amor, o altruísmo e o respeito, por exemplo. O medo diminuiria e já não o deixaríamos crescer, crescer até se transformar em terror. O medo serve para estar alerta, mas o terror paralisa e não nos deixa pensar com clareza.

Hoje perguntei a uma menina de sete anos para que servia o medo. Não sei se fazem ideia das respostas das crianças a estas perguntas. Elas são tão espontâneas que as suas respostas são como um rebuçado para a minha alma. Gravei tudo no meu telemóvel para escutar com muita atenção, ela não percebeu e assim pôde falar à vontade.

Então disse-me que o medo servia para nós nos assustarmos e que lá na escola dizem-lhe que é melhor estar assustado do que não estar assustado! Sorri e perguntei-lhe porquê, ela respondeu que não sabia, pois era o que diziam lá na escola. Confessou-me que tinha muito medo de morcegos, do escuro (porque no escuro não sabemos quem está ao pé de nós e pode aparecer alguém desconhecido que nos pode levar) de abelhas e de ladrões.

Conseguiu explicar porque tem medo de abelhas, pois já foi picada por uma e doeu-lhe muito. Ora aqui está outra questão, temos medo daquilo que nos faz doer e isto aplica-se à dor física e às outras também. A tal menina explicou-me que sente muito medo lá dentro do corpo e o coração bate muito depressa e acha que isto acontece para ela correr. Concordámos que o medo serve para fugir das coisas de que não gostamos. Perguntei-lhe em relação aos polícias, se ela tinha medo, mas ela disse que não (ainda bem, eu tenho medo mas é das multas!) e que os pais também não, mas ficavam assustados porque as multa, às vezes, eram caras (como os compreendo!).

Ela acha que ter medo é importante para ter cuidado e para prestar atenção às coisas. Acha que o medo é uma parte do nosso corpo, que ele nos faz fugir e isso faz-nos bem. O medo afinal é bom, concluímos nós. Ela disse que os colegas lhes provocam medo para elas aprenderem e que o medo é importante para nós não fazermos asneiras.

Adorei conversar com ela sobre tudo isto. A parte mais engraçada foi quando ela me pediu uma fotocópia de toda esta conversa para mostrar à mãe. Não aguentei e rimos as duas. Ela queria que a mãe também respondesse àquelas perguntas. Encorajei-a a não ter medo de fazer as perguntas à mãe e descobrir o que ela pensava. Afinal as crianças querem coisas tão simples dos pais!

Moral da história… fugimos daquilo que temos medo e depois o medo transforma-se em pânico! Vamos lá enfrentar a vida e transformar os medos em coisas positiva.

5 thoughts on “A verdadeira função do medo

Add yours

    1. Foi tão bom ouvi-la falar! É maravilhoso parar e escutar o que as crianças têm para nós dizer. A sua maneira simples de ver as coisas é maravilhosa! E ela ficou super feliz e divertida porque alguém a estava a escutar e a dar importância ao que pensava e sentia. 😀

      Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: