Dizem que hoje é o dia mais triste do ano

Chegou-me a informação que hoje era a Blue Monday, o dia mais triste do ano. Então decidi fazer uma pesquisa sobre isto. Parece que tudo começou em 2005 com uma campanha de marketing de uma empresa, que afirmava ter uma equação que permitia calcular a data exata do dia mais deprimente do ano. Há quem invente cada coisa! No entanto, rapidamente, a comunidade científica se apressou a desmentir a teoria do senhor. Será que a tristeza é realmente importante?

A tristeza é uma emoção normal e é diferente da depressão. A tristeza é desencadeada por um acontecimento ou uma experiência difícil ou dolorosa, no entanto, quando essa situação muda, a dor emocional também desaparece. Claro está que há momentos em que temos uma nuvem bem negra em cima da nossa cabeça e parece que o sol brilha em todo o lado e em cima de mim só chove. Aposto que já se sentiram assim!

Nem todos nós ficamos tristes com as mesmas coisas. A tristeza é uma das emoções básicas, ou seja já nasce connosco, como a alegria, o medo e a raiva. Ela é importante para nos ajudar a tomar consciência das nossas necessidades e fraquezas. E para que é que isto é importante?? Para desenvolvermos estratégias para satisfazer essas necessidades; para aprendermos a nos adaptar àquilo que aconteceu, mesmo que não seja de todo do nosso agrado; para refletirmos sobre o que aconteceu, no sentido de reformular as estratégias de resolução de problemas e no futuro agir de forma diferente.

Uma coisa eu tenho aprendido, quando me sinto triste não devo fazer de conta que não é nada. Se estou triste, estou, se preciso de chorar choro, não acho que seja errado ficar triste com algo que aconteceu. Mas sei que não é para ficar triste muito tempo. E caso não consiga ultrapassar certas situações devo pedir ajuda. Quando partilho a história algumas vezes, ela deixa de ter a importância que eu lhe dava. Uma coisa tenho de me convencer, tudo serve para aprender e encontrar a maneira de fazer diferente no futuro.

A tristeza também traz vitimização: “Não consigo…”; “Isso comigo não funciona…”; “Já nada vai acontecer na minha vida…”; “Estou velha e já não tenho hipótese…” entre muitas outras expressões que são conhecidas de todos nós. A vitimização é um lugar aparentemente confortável, mas onde não gosto de permanecer muito tempo. Chega de desculpas!!! Nada acontece sem ação.

Somos os únicos responsáveis pela nossa vida. Se não agradar aos outros, não agrado, se deixarem de gostar de mim pelo que sou, são os outros que perdem. Esta e outras questões não são fáceis de mudar e é preciso insistência. O policiamento do meu estado emocional dá trabalho. O meu lado Consciente nem sempre teve a força que tem hoje, mas com persistência e fé ele começa a mandar mais do que a Vitima, a Histérica e todas as outras doidas e medrosas que existem cá dentro!

Ora bem, aproveitem hoje para ficarem tristes o resto das horas que vos faltam, pois amanhã é outro dia. A coisa boa é que amanhã o sol volta a brilhar outra vez só para me fazer sorrir. Mesmo que esteja escondido atrás das nuvens, eu sei que ele lá está!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: