Alquimia, a transformação de nós mesmos

Terminei de ler o livro O Alquimista de Paulo Coelho e fiquei deliciada com todos os recados que este autor transmite nesta história. De uma maneira simples e um pouco metafórica ele transmite-nos a mensagem de que devemos seguir os nossos sonhos, a nossa “Lenda Pessoal”, que é aquilo que sempre quisemos realizar e que quando nós queremos algo, todo o universo conspira para nos ajudar a alcançá-lo. A verdadeira alquimia é a transformação de nós mesmos.

Não vos vou desvendar a história do livro, pois apenas pretendo deixar a curiosidade aguçada, mas posso-vos dizer que a história passa-se à volta de um rapaz que dá asas a um sonho e pretende encontrar o seu tesouro, a sua “Lenda Pessoal”. O tema principal da história é encontrar o seu próprio destino. No fundo, acho que é isso que todos nós queremos, perceber qual é a nossa “Lenda Pessoal”, o que é que viemos cá fazer e como é que encontramos o nosso “tesouro”. Na realidade, o tesouro pode não ser ouro, joias, dinheiro, podem ser outras coisas que me façam sentir feliz, realizada. O meu tesouro pode ser encontrar o meu propósito de vida.

É interessante o livro falar da alquimia, a ideia da transformação de metais em ouro. Esta ideia pode ser compreendida no livro como uma metáfora de mudança de consciência. Os metais seriam a mente “ignorante” que eram transformados em “ouro”, ou seja, sabedoria. Quanto mais me trabalho a mim, quanto mais desperto o meu lado consciente, mais rapidamente tomo consciência de quem sou, do que gosto e não gosto e do que quero para mim. Tudo isto, me leva a ficar cada vez mais perto do meu propósito de vida, faz-me confiar, não querer controlar tudo e todos e  ter fé no caminho que estou a escolher.

Por vezes teimamos que as coisas boas são difíceis de alcançar e esquecemo-nos de ver o que está à frente dos nossos olhos. As coisas mais simples são as mais extraordinárias. Este livro fez-me muito sentido porque no fundo eu também me encontro no caminho para alcançar a minha “Lenda Pessoal” (aquilo que eu sempre desejei fazer) e há dias que acho que todo o Universo conspira para que o meu desejo se torne realidade e me faz acreditar que tudo está interligado.

Seguir em busca dos meus “tesouros” significa abandonar uma Guida que já fui e não quero mais ser, abandonar pessoas que já não me dizem nada ou simplesmente largar outras para poder percorrer o meu caminho. O coração fica triste com todas estas mudanças. Mas uma ideia que achei interessante foi a de que o Amor nunca impede alguém de seguir o seu sonho, quando o amor é verdadeiro tudo fica gravado na “Alma do Mundo”, nada se perde.

É natural ter medo de trocar tudo o que já se conseguiu por um sonho. Quando olho para trás e percebo o que já tive e que larguei fico admirada comigo mesma. Mas se eu não o fizesse, o meu coração jamais se iria calar e eu seria infeliz por nunca ter tentado fazê-lo.

Também achei graça quando o narrador fala que antes de realizar um sonho a “Alma do Mundo” resolve testar tudo aquilo que foi aprendido durante a caminhada. Às vezes sinto-me exatamente nesta posição, a ser testada. Se calhar a vida não me faz isto por maldade, talvez o faça para que eu assimile as lições que aprendi até chegar à realização de um sonho. Este é o momento em que por vezes me apetece desisti. Sinto-me cansada e posta à prova. Mas depois olho para tudo o que já fiz e volto a focar-me nos objetivos que pretendo atingir.

Não importa o que eu faça, o que importa é que eu faço parte de um todo e se amanhã correr tudo mal, até hoje eu tive a hipótese de ser e fazer muita coisa.

 

2 thoughts on “Alquimia, a transformação de nós mesmos

Add yours

  1. Olha não vou muito à bola com o Paulo Coelho mas fiquei curiosa com a tua reflexão à cerca do livro 😍

    Sinto-me tanto assim… acho quando as coisas não correm tão bem é a vida a desafiar-nos para fazermos ainda melhor, para irmos mais além, para não nos acomodarmos 😉

    Beijinhos Guida, gostei muito do teu texto 💛
    Cris

    Liked by 1 person

    1. Também concordo contigo, há momentos de grande desafio. Por vezes acho que já ultrapassei certas situação e passado algum tempo aparece algo que me desafia outra vez. O universo é maravilhoso e não quer que ninguém se acomode!! 🙂

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: