Reflexos de nós

Nunca vos aconteceu cruzarem-se com pessoas que espelham completamente a vossa maneira de ser? Olhamos para elas e revemo-nos. Algumas são tão curiosas que é inacreditável a parecença de comportamentos. Muitas vezes até me pergunto… onde é que eu já vi isto? Os reflexos de nós estão espalhados um pouco por todas as pessoas que nos rodeiam. Umas espelham mais quem já fui, outras quem sou agora e ainda há outras que me mostram como posso vir a ser no futuro.

Pode parecer tolice, mas se observarem bem e colocarem a crítica ao próximo de lado irão perceber como nos revemos nos comportamentos dos outros. Quando consigo rever-me nos comportamentos de alguém compreendo esse alguém de uma forma diferente e de algum modo, consigo colocar-me no papel dele. Um dos formadores que tive era muito brincalhão e divertido. Gostava de dizer umas piadas e sempre que podia abordava a sua “vítima” com uma das suas bocas engraçadas. Este abordar não era por maldade, muito pelo contrário, era mesmo a necessidade de provocar o outro.

Revi-me completamente nestes comportamentos. A minha Mente é tão criativa que muitas vezes, não é por mal, mas as ideias tolas vêm logo na pontinha da língua e quando dou por ela, já está, já disse, já foi. O objetivo não é tratar mal o outro ou gozar com ele é mesmo a provocação. E isto funciona ainda melhor quando do outro lado há feedback! Cria-se ali uma energia de brincadeira e de língua afiada. Justifico estes comportamentos porque somos seres que gostamos de atenção e com uma Mente muito brincalhona, que adora uma boa oportunidade para dizer uma piada.

Bem, não podemos esquecer que o Mente e o Ego caminham sempre juntos e o Ego adora uma boa luta verbal. Não quer ficar a perder e adora provocar o outro. Quando somos provocados pelos outros o Ego fica exaltado e adora responder de volta. Nestas alturas, colocamos o nosso foco nos outros e não em nós mesmos, damos muito importância ao que os outros dizem e pensam e muitas vezes sentimo-nos diminuídos ou ameaçados.

A vida está repleta de pessoas que são literalmente um espelho de mim mesma. Sempre que consigo ouço-as, observo-as e converso com eles para compreender aquilo que pensam. Tenho uma amiga que tem espelhado uma série de situações semelhantes a algumas que tenho vivido, melhor do que isso, espelha um futuro em que me posso vir a tornar caso não mude uma série de situações.

Estes reflexos de nós mostram-me muitas vezes facetas minhas que não gosto de ver. Se me sinto irritada com algo ou se aquela pessoa me provoca e me deixa enfurecia é porque há ali algo que é para mim. Todos temos muitas vozes que soam na nossa cabeça, no nosso coração e literalmente pelo corpo todo! Durante anos evitei olhar para a minha realidade nua e crua, olhar para o passado e ver as feridas que lá estavam. Porque ver as ferida faz-me ficar triste e culpar-me de não ter sido capaz de mudar e ser diferente. Só encontro uma solução para ultrapassar tudo isto, valorizar aquela que sou agora.

Espelhos há muitos e vão continuar por aí a refletir tudo aquilo que ainda preciso aprender. Estamos sempre a ser postos à prova com provocações e estamos sempre a provocar os outros… resta-nos escolher com que energia vibrar perante cada situação.

One thought on “Reflexos de nós

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: