Ansiedade por 5 minutos

Hoje foi dia de “pitch”! A formação está mesmo quase a terminar e como tal hoje foi dia de apresentar o projeto às duas turmas de formação e aos formadores.  Estávamos todos ansiosos por cinco minutos de apresentação. Dito assim até parece ridículo, pois no máximo só estaríamos 5 minutos a apresentar. Mas a verdade é que a espera pela nossa vez parecia uma eternidade e as emoções ligadas à ansiedade começaram o dominar o sistema nervoso.

O “pitch” é uma pequena apresentação de três a cinco minutos com o objetivo de apresentar um produto ou serviços a clientes e dar a conhecer ideias de negócio a investidores.

A Mente atrapalha-se toda quando temos de falar perante um grupo de pessoas conhecidas, ou não. O medo fala mais alto e as palavras atrapalham-se ao sair da boca. É como se as diferentes personagens que existem dentro da nossa cabeça corressem de um lado para o outro e chocassem umas com as outras de vez em quando.

A depressão, é uma caraterística de quem está preso ao passado, o stress é uma caraterística de quem está preocupado com o presente e a ansiedade é uma caraterística de quem está sempre ligado ao futuro. Neste caso, a maioria de nós estava ansiosa, pois não queria fazer má figura na apresentação do projeto.

A ansiedade atrapalha as funções do nosso corpo quando não a conseguimos controlar, mas ela tem como objetivo ativar, alertar e preparar o organismo para dar resposta a uma situação que é percebida como um desafio ou uma ameaça.

Hoje estávamos todos com esta adrenalina e apesar das apresentações terem corrido todas bem, há sempre aquele momento em que a língua se enrola e as palavras parece que não querem sair. A Memória deve ter uns ataques de pânico e volta e meia desmaia, é aí que nos dá aquelas “brancas” e não no lembramos daquilo que ensaiamos e que sabemos tão bem.

O Ego fica tão preocupado em agradar aos outros que se atrapalha todo. O Subconsciente recorda outras situações em que já estivemos em stress, vai à infância e relembra aqueles momentos difíceis e os traumas com as apresentações em público. A Mente anda de uma lado para o outro muito atrapalhada em transmitir tudo o que sabe e cheia de medo de errar, se pudesse escondia-se em qualquer lado. A Memória continua desmaiada e nós não nos lembramos de nada e o Consciente, coitado, fica a trabalhar sozinho, ciente que tem o trabalho para apresentar.

Aqui fica um pequeno filme do que vai na nossa cabeça… pelo menos foi assim que eu o imaginei! Depois das apresentações feitas tudo volta ao normal, no entanto, a adrenalina fica lá até desaparecer completamente, prontinha para entrar em ação caso a pessoa seja provocada ao longo do dia!!

One thought on “Ansiedade por 5 minutos

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: